O que é o Parkour ?
A arte do Parkour, (por vezes escrito por PK) ou L’arte du déplacement, em francês, que em Português significa: a arte do deslocamento, é uma actividade com o objectivo em mover-se de um local para o outro, da maneira mais rápida possível, usando principalmente as habilidades corporais, como saltos, rolamentos e escaladas. Este desporto, foi criado para ajudar corpo e mentalmente os seus praticantes, a superar obstáculos no ambiente circundante – desde ramos de árvores e pedras, até grades e paredes – e pode ser praticado em qualquer lado urbano ou mesmo rural, este ultimo designado por Méthode Naturelle.
Aos homens praticantes de Parkour, chama-mos traceurs e a mulheres traceuses. O Parkour, para os praticantes não é apenas um entretenimento e muito menos um passa-tempo, para eles, é mais que isso, é um lema de vida ou um estado de espírito.
Como surgiu o Parkour ?
O Parkour foi criado, nos anos 80, em Lisses, França, mas os seus movimentos são usados desde o principio da humanidade. O Parkour foi baseado num grupo de crianças que brincavam, na sua infância. Usavam o método militar de cruzar obstáculos. As crianças em questão cresceram e desenvolveram a arte. Dois deles são os conhecidos David Belle e Sebastien Foucan. Outra grade influência, foi o pai de David Belle, com o seu passado militar enfluênciado também pelo método natural (Méthode Naturelle). O Parkour moderno surgiu quando David Belle e os irmãos Yahn, Frederic Hnautra e David Malgogne se reuniram nas ruas de lisses, em Paris e perceberam que tinham muito em comum, tanto pela procura da boa forma física, como também pelo desejo de vencer desafios. A inspiração para criar o nome veio da expressão Parcours Du Combattant.
Como começar a praticar Parkour ?
Antes de começar a praticar, é bom estudar muito sobre a prática e a Filosofia do Parkour para ter a certeza de que se está a fazer tudo na maneira mais correcta. Depois disso, é bom entender que o Parkour é uma prática desportiva ou um desporto sem competições. No Parkour, aprendes a saber respeitar os limites de cada um e acima de tudo os teus.
Primeiro que tudo, deves aprender as técnicas básicas, com alguém que conheças com alguma experiência. Alguém que te possa auxiliar, e ensinar tudo o que deves ou não fazer. Se não tiveres ninguém que te ajude aprende as técnicas de rolamento com a ajuda de alguma arte marcial.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Copiar literalmente textos da net não é o que se pede e espera como trabalho de pesquisa / tratamento da informação.
Postar um comentário