Que equipamentos devemos usar, na prática do Parkour ?
No Parkour não existe uma “farda” própria e não é exigido qualquer tipo de equipamento. Porém, para a segurança de todos os praticantes, deve ser usada uma t-shirt leve, umas calças de treino confortáveis e acima de tudo, uns ténis, que lhe permitam correr e não lhe magoem os pés. Devem ser próprios de corrida e saltos, ou outro tipo, desde que proporcionem conforto nos seus utilizadores, mesmo assim existem traceurs que por vezes treinam descalços para também se sentirem confortaveis, nessa possibilidade caso um dia venha a ser necessário.
Que movimentos são usados no Parkour ?
No Parkour, existem muitos movimentos, desde os básicos aos avançados.
Alguns movimentos básicos:
Cat balance - (Equilíbrio em movimento quadrupedal como um gato.)
Underbar, jump through - (Passa-se por baixo do obstáculo — geralmente uma barra — ao invés de o saltar ou sobrepor.)
Vault - (Termo geral para sobrepor um obstáculo usando qualquer movimento.)
Dismount, swinging jump - (soltar de um lugar para cair noutro.)
Arm jump - (Salto feito para se fixar num lugar pendurando com as mãos.)
Cat jump/pass, (king) kong vault - (Salto em que se "mergulha" sobre o obstáculo, onde no fim as mãos tocam o obstáculo e em seguida as pernas passam entre os braços e é feita a aterrissagem)
Gap jump - (Salto com velocidade de um local para outro ponto ou local, passando por uma "fenda", normalmente seguido de rolamento.)
Precision jump - (Salto estático de um objeto para outro objeto ou ponto específico, geralmente uma borda ou lugar pequeno.)
Muscle up ou climb-up - (Subida em um lugar usando as mãos, como o exercício de barra.)
Tic Tac - ("Chuta-se" um obstáculo ou objeto, usando o impulso para atingir o segundo local, ou ainda, para um terceiro ou quarto.)
… entre outros.
Acidentes:
O Parkour requer absoluta concentração e consciência dos seus obstáculos como: avaliação de distância, avaliação de capacidade e avaliação de risco. O conjunto mental é combinado ao controlo e poder do corpo e do espírito. Os seus praticantes costumam adoptar a seguinte frase para descrever parte de sua filosofia: "É ridículo procurar liberdade e acabar todo partido numa cadeira de rodas". Mesmo assim o parkour é uma arte que requer disciplina, treinando a sua mente com bom-senso, e respeitando os seus limites. Desse modo, acidentes podem ser amenizados ou até evitados.
Acidentes relacionados a esta arte são raros, mas podem ser incrivelmente graves — devido a se subestimarem os riscos da prática e a excitação dos jovens a fazer algo de que não se tem certeza de que farão correctamente.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)